g2h

level

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Botafogo Futebol Clube de Ribeirão Preto

Botafogo Futebol Clube de Ribeirão Preto muitas pessoas se confunde com o nome Botafogo, até porque existe em várias localidades do Brasil, mais esse é único de Ribeirão Preto-SP.
Alcunhas do time tricolor de Santa Cruz,Botafogão,Pantera das Américas. Os adeptos do Botafogo são chamados de Botafoguense, mascote Pantera Negra, fundado em 12 de outubro de 1918. Seu estádio tem capacidade para 50.000 pessoas e chama-se atualmente Santa Cruz e antigamente Luis Pereira.

Em 1918, representantes do Ideal, através de reuniões realizadas num local chamado "Bar Piranha", propuseram uma fusão dos clubes do bairro. Além dos integrantes das diretorias dos três clubes, participaram também funcionários da antiga Estrada de Ferro Mogiana e da Companhia Antarctica Paulista.
Houve um consenso com relação à formação de uma nova agremiação que iria representar o bairro, mas na hora da escolha do nome não se chegava a uma conclusão. Após acaloradas discussões, um dos membros teria dito: "Ou vocês definem logo o nome ou então 'bota fogo' em tudo e acabem com essa história..." Isto acendeu a idéia de todos eles e o nome do clube teve uma definição inesperada e surpreendente. A ameaça incendiária do dirigente acabou ajudando na escolha do nome. A proposta foi aceita e, em 1918, surgiu o Botafogo Futebol Clube. Ao contrário do que muitos pensam e se manifestam, o Botafogo de Ribeirão Preto não se inspirou no Botafogo Football Club do Rio de Janeiro, extinto em 1942. Surgiu realmente desta forma.
A estreia do Botafogo aconteceu em Franca, contra o Esporte Clube Fulgêncio, um time daquela cidade. A partida terminou 1 x 0 em favor do time de Ribeirão Preto. O primeiro título do Botafogo foi o de Campeão do Interior, em 1927. Em 1956, o clube foi o campeão do Centenário de Ribeirão Preto, vencendo o Comercial na final, por 4 x 2. O Botafogo recebeu ainda a Taça dos Invictos, após ficar 19 partidas sem perder. No mesmo ano, o time também foi campeão da Segunda Divisão do Campeonato Paulista.

A média de jogadores revelados pelo Botafogo que atuaram pela Seleção Brasileira em Copas é superior a muitos clubes grandes, como Palmeiras e Atlético-MG. Ao todo foram sete convocações: Tim (1938), Baldochi (1970), Sócrates (1982-1986), Raí (1994), Cicinho (2006) e Doni (2010).
O jogador Sócrates falecido recentemente em 04/12/2011, ídolo do Botafogo, foi eleito em 1983 o melhor jogador sulamericano do ano e incluído pela FIFA, em 2004, na lista dos 125 melhores jogadores vivos da história. Era também considerado pela mídia especializada (CNN, World Soccer e Placar) como um dos grandes jogadores de todos os tempos.
Os Jogadores Raí e Zé Mario, foram convocados para a Seleção Brasileira de futebol ainda jogando pelo Botafogo.
O Botafogo tem a maior torcida da sua região com cerca de três milhões de habitantes, e detém 68% dela comprovadamente (pesquisa realizada pela Brunoro Sports em 1998). Tem o terceiro maior estádio particular do Brasil, o "Santa Cruz", sendo o trigésimo sétimo do mundo, com uma capacidade de 50 mil torcedores.
Mascote
A pantera tem como características principais a força e a flexibilidade no mundo animal. Dentro dos gramados, o Botafogo ganhou o apelido de “Pantera da Mogiana” pelas vitórias obtidas contra as equipes pertencentes a esta região do Estado de São Paulo. A conquista do título inédito de Campeão do Interior, em 1927, fez do Botafogo uma equipe temível, exatamente como uma pantera.
Localização: O Botafogo Futebol Clube é da cidade de Ribeirão Preto que está localizada no sudoeste do Brasil e é o centro da região que apresenta um dos maiores índices de desenvolvimento econômico e social do Estado de São Paulo, o principal entre os 27 que compõem a Federação. Situado na região Nordeste Paulista, o município de Ribeirão Preto ocupa uma área de 652 quilômetros quadrados, composto pelo distrito sede e distrito de Bonfim Paulista.
Distância da capital do Estado: 313 km. Abrange 84 municípios, com total de 2.675.742 habitantes, sendo 2.486.707 residentes na zona urbana (92,66%) e 189.035 habitantes residentes na zona rural (7,34%), com renda percapita de US$ 6 mil. A área de influência econômica extrapola o Estado de São Paulo, atingindo o sul do estado de Minas Gerais.

Agora que ficou sabendo de tudo, convidamos você a ser mais um torcedor.


2 comentários:

  1. Inspirou-se no Botafogo Football Club, sim. Isso faz parte da ata da fundação do BFC de RP e até há bem pouco tempo era referenciado no portal do clube. Botar fogo nos documentos foi realmente dito e, então, veio á luz o BFC do RJ, que pelo seu prestígio à época emprestou o nome ao Botafogo de RP, por unanimidade dos presentes. Os regionalismos e as aldrabices que constantemente assolam o futebol brasileiro vêm agora adulterar um fato bem real da fundação do BFC de RP. Mas a dúvida sana-se com facilidade: desafio o clube a reproduzir no seu portal o fac-simile da ata da fundação.

    Abraços Botafoguenses do RJ a RP.

    ResponderExcluir
  2. Há mais: o escudo com listras pretas e brancas refere-se às cores do BFC do RJ e a listra vermelho refere-se a 'fogo'. Abs.

    ResponderExcluir

Postagens populares