g2h

level

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Guarani Futebol Clube traz

Guarani Futebol Clube traz a historia de alguns adolescentes da classe baixa e média que idealizaram a fundação de mais um clube em Campinas SP.
           Guarani Futebol Clube - Campinas
Os amigos Pompeo de Vito, Vincenzo (Vicente) Matallo e seu primo Hernani Felippo Matallo, este estudante do Gymnasio, passaram a contatar amigos e parentes para que comparecessem a uma reunião, marcada para a Praça Carlos Gomes.
Naquela época, a Praça Carlos Gomes, situada na esquina das ruas Conceição e Irmã Serafina, não passava de um grande terreno, cercado de palmeiras imperiais. Ainda não era ajardinada. Era comum os jovens a invadirem para jogarem futebol. O nome Carlos Gomes foi uma homenagem da cidade ao grande maestro e compositor campineiro Antônio Carlos Gomes (11/07/1836 – 16/09/1896).

No dia 1º de abril de 1911 (sábado) ocorreu a reunião da fundação, à qual compareceram doze jovens, sendo que dois
 eram italianos: Vicente Matallo (18 anos) e Antonio de Lucca (16). Outros nove eram filhos de imigrantes
italianos: Pompeo de Vito (15 anos), seu irmão Romeo Antonio de Vito (16), Angelo Panattoni (16), José Trani
(16), Luiz Bertoni (19), José Giardini (18), Miguel Grecco (17), Julio Palmieri (16) e Hernani Felippo Matallo
(16). Alfredo Seiffert Jaboby Junior (18) era o único de família oriunda da Alemanha.

Depois de muita discussão em relação ao nome do clube, foi aprovada a proposta de José Trani de “Guarany Foot-Ball Club”, em homenagem à obra mais conhecida do maestro Carlos Gomes. As cores do clube foram compostas pelo verde e branco, que faziam alusão ao verde da Praça e à luz do dia que os iluminava, sendo sugestão de Romeo de Vito.
Foi estabelecida também uma mensalidade de 500 réis, e eleita uma diretoria provisória, com Vicente Matallo como presidente do clube.
Porém, havia um detalhe: aquele dia era conhecido como “dia da mentira”, e para evitar gozações futuras, decidiram que o clube passaria a existir a partir do dia seguinte, ficando estabelecida a data de fundação como 2 de abril de 1911.
http://www.guaranifc.com.br/portal/web
Uma nova reunião foi realizada em 9 de abril para instalação definitiva da associação. O número de adeptos crescera rapidamente.
O local já foi uma ampla sala no centro da cidade, cedida pela Sociedade Recreativa 7 de Setembro, e ali compareceram ao menos 21 pessoas. Procedeu-se, então, à eleição de uma diretoria definitiva, com mandato de um ano, e Vicente Matallo foi ratificado como o primeiro presidente do Clube.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares